Menu

Busca

Equipe do COM marca presença no XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em MaceióEquipe do COM em Maceió

A equipe do COM esteve presente no XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e IV Congresso Panamericano para Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2: alternativas clínicas e cirúrgicas, que ocorreu de 31 de outubro a 3 de novembro, em Maceió (AL). De acordo com o diretor do COM e da Comissão de Temas Livres do Congresso, Cláudio Mottin, o evento trouxe a tona discussões envolvendo o Ministério da Saúde e a ampliação e melhoria do acesso à cirurgia bariátrica pela rede pública. O Ministério garantiu que várias mudanças estão por vir, entre elas aumentar o quadro de cirurgiões, estruturação dos hospitais públicos e ampliação da rede, atendimento multidisciplinar no pós-operatório e organização da fila de espera, como prioridade para pacientes graves com doenças associadas à obesidade, como o diabetes.

Dr. Mottin está à frente de um dos maiores estudos multicêntricos, com oito centros brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde, Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), denominada Pesquisa Multicêntrica Nacional em Cirurgia para Obesos Graves. O estudo vai mapear os resultados da cirurgia bariátrica no país e integra o plano estratégico do governo federal para o avanço da saúde dos brasileiros.

O Congresso, que contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, promoveu discussões sobre técnicas cirúrgicas e aplicação prática do tratamento cirúrgico no dia-a-dia dos consultórios e clínicas. A equipe do COM esteve presente no evento, coordenando mesas de discussão, moderando sessões e nas comissões de organização do Congresso. Dr. Mottin integrou a Comissão de Temas Livres e foi debatedor do painel “Buscando soluções para a cirurgia bariátrica no Brasil”, da mesa “O artigo científico em cirurgia bariátrica – Avaliação dos melhores temas livres e vídeos do Congresso e do painel “A melhor cirurgia bariátrica é o By-pass Gástrico”. Além disto, proferiu palestra sobre "Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Centros de Excelência, porque é importante e suas vantagens".

As Dras. Myriam Moretto e Jacqueline Rizzolli e a nutricionista Fernanda Guidi Colossi integraram a Comissão de Especialidades Associadas (Coesas) e participaram dos seguintes cursos e eventos: Curso Básico - Pré e Pós Operatório, com a Dra. Myriam Moretto; Mesa redonda - Reganho de Peso (Causas), com a Dra. Jacqueline Rizzolli e a Mesa Redonda - Reganho de Peso (Tratamento), com a nutricionista Fernanda Guidi Colossi de Paris.

O evento contou, ainda, com a participação das nutricionistas Anália Barhouch, Carina Rossoni, Mariana Holderbaun, e os cirurgiões Dr. Alexandre Padoin e Dr. Rafael Jacques Ramos. As próximas sedes dos congressos em 2013 e 2014 serão em Brasília e Rio de Janeiro, respectivamente.